Conceitos

> Protocolo DALI

Protocolo DALI

O Digital Addressable Lighting Interface, mais conhecido como protocolo DALI, é um sistema comum para todos os componentes da iluminação, permitindo controlá-los de forma digital. Com este sistema, todos os controladores, sensores, equipamentos de controlo eletrónico e luminárias trabalham em conjunto.

Este interface funciona como uma estrutura de mestre-escravo, onde a informação flui de um controlador, que opera como mestre, até aos equipamentos de iluminação ou outros controladores que funcionam como escravos, executando os comandos ou respondendo aos pedidos de informação recebidos. O fluxo de informação do DALI é bidirecional, pois para além de comandar o nível de iluminação, também permite obter informações sobre em que estado se encontra cada equipamento.

Com esta interface de controlo profissional da iluminação é possível ligar, desligar e regular a luz, assim como automatizá-la, sendo possível regular os fluxos luminosos ou cores e programar os diferentes cenários de iluminação para cada altura do dia, aproveitando da melhor forma a luz natural. Com o sistema DALI é possível integrar sensores de presença ou de luminosidade, permitindo que a instalação seja mais eficiente, pois a luz emitida pelas luminárias vai adaptar-se às condições existentes no espaço.

Este protocolo permite que os dispositivos de controlo eletrónico possam ser codificados individualmente em formato digital e atribuídos a mais de um grupo ao mesmo tempo. Pode também armazenar diferentes estados e níveis de iluminação, bem como possuir um sistema de retorno com mensagens individuais para cada componente para verificar o estado da luminária.

O sistema DALI pode ser integrado em sistemas inteligentes de automação de edifícios, mas conhecidos como sistemas domóticos, possibilitando inúmeras soluções de iluminação que, para além de serem facilmente planeadas e instaladas, têm uma funcionalidade bastante superior aos sistemas baseados em interfaces de 1-10 V.

A maioria dos produtos Brilumen são compatíveis com o protocolo DALI. O nosso departamento técnico está disponível para fornecer todo o suporte necessário à instalação dos produtos selecionados.

Brilumen